Tuesday 5 May 2015


A ARTE FLAMENGA NA MADEIRA // THE FLEMISH ART IN MADEIRA



PT: O arquipélago da Madeira, conhecido em mapas desde o século XIII, é redescoberto oficialmente em 1419. Torna-se um excelente ensaio para muitas das actividades e soluções portuguesas para o mundo em expansão.
As ilhas começam a ser povoadas a partir de 1425, divididas por três capitanias. No Porto Santo o primeiro capitão foi Bartolomeu Perestrelo. A Ilha da Madeira é dividida entre João Gonçalves Zarco, primeiro capitão do Funchal, e Tristão Vaz, capitão donatário de Machico.
Seguindo o regime de sesmarias, serão muitos os portugueses vindos de várias regiões, que começam a desbravar a terra, tornando-se a produção de cereais particularmente importante.

Cerca de 1433, nova planta é experimentada na ilha da Madeira: a cana de açúcar, por decisão do Infante D. Henrique. Rapidamente se transformou num notável negócio para muitos, mudando bruscamente a dimensão financeira insular, envolvida agora numa produção de alcance exterior ao das fronteiras portuguesas. A Flandres transforma-se no principal centro redistribuidor dos negócios de açúcar, que começa a ser exportado directamente, em 1472. Em 1498, D. Manuel I proíbe a saída da ilha de mais de 120 mil arrobas, determinando o quantitativo para cada porto, sendo o da Flandres o mais beneficiado.

Desde 1444 que estava fixada a feitoria portuguesa em Bruges, a qual será, com o fim do século XV, progressivamente substituída pela de Antuérpia, que se transformará em importante centro diplomático. Ainda hoje é testemunhável a importância do comércio do açúcar, com a existência do “canal du sucre” e “ruelle du sucre”.
Alguns feitores foram intermediários na compra de obras de arte da Flandres para Portugal.
O feitor Manuel Fernandes, por ordem de D. Manuel, foi para a Flandres para lhe tratar “da venda do seu açúcar da ilha da Madeira”.
No seu diário, o grande artista Albrecht Durer escreve: “O feitor Brandão ofereceu-me dois grandes e belos pães de açúcar refinado, dois boiões de açúcar de compota”.
Assim a Madeira tem uma particular importância no eixo destas relações da Flandres e Portugal.

Muitos foram ainda os estrangeiros que se deslocavam à Madeira para o negócio do açúcar, sobretudo italianos, bascos, catalães e flamengos. A firma Despars, por exemplo e a de Gerard Nieuland, instaladas em Lisboa, mandavam os seus representantes à Madeira. Alguns mudam-se de forma definitiva para a Madeira, como João Lombardo, irmão de João Lombaert de Bruges, ou Jeanin Esmenaut, de seu nome português, João Esmeraldo, que se instala na sua propriedade senhorial na Ponta do Sol, e no Funchal, onde até recebe Cristovão Colombo, na sua terceira viagem à América.

O açúcar da Madeira teve o seu ponto alto na década de 20 do século XVI, coincidindo de forma interessante, entre as décadas de 10 e 20, com a datação da maioria das obras de arte flamengas para a ilha. Foram importadas sobretudo pinturas, aparatosos trípticos, ou retábulos mistos, assim como imagens de vulto de Bruges, Antuérpia e Malines. Importados foram também objectos de prata e cobre, assim como pedras tumulares com incrustações de metal, da Flandres e do Hainaut, como as que se vêem na Sé Catedral do Funchal.
O poder económico dos encomendantes leva-os a optar por obras de gigantescas proporções, que primam pela grande qualidade.

O Museu de Arte Sacra do Funchal é constituído por coleções de pintura, escultura, ourivesaria e paramentaria, cronologicamente entre os séculos XV e XIX.



EN: The archipelago of Madeira, found on maps from the 13th century, was officially rediscovered in 1419. It became an excellent testing ground for many of the Portuguese activities and solutions for the world in expansion.
Settlement of the islands began in 1425, for which they divided into three captaincies. In Porto Santo, the first captain was Bartolomeu Perestrelo. Madeira Island was divided between João Gonçalves Zarco, first captain of Funchal, and Tristão Vaz, donatory captain of Machico.
Following the land distribution regime of the sesmarias, many Portuguese came from various regions and began to open up the land, on which the production of cereals was especially important.

About 1433, by decision of Prince Henry, a new plant was tried on the island of Madeira: sugar cane. This crop rapidly turned into a remarkable business for many, abruptly changing the financial dimension of the island, now involved in a production that reached beyond the Portuguese borders. Flanders became the main redistribution centre for trading sugar, which began to be exported directly in 1472. In 1498, D. Manuel I prohibited the shipping of more than 120 thousand arrobas from the island, determining the amount for each port, with that of Flanders benefiting the most.

The Portuguese trading station that had been in Bruges since 1444 was gradually replaced by the one at Antwerp at the end of the 15th century, which would be transformed into an important diplomatic centre. Even today, the importance of the sugar trade is evidenced by the existence of the “canal du sucre” and “ruelle du sucre”.
Some of the administrators were intermediaries in the purchase of works of Flemish art for Portugal.
By order of D. Manuel, the administrator, Manuel Fernandes, went to Flanders to take care of "the sale of his sugar from the Island of Madeira".
In his diary, the great artist Albrecht Durer wrote: “The administrator Brandão offered me two large and beautiful loaves of refined sugar, and two pots of sugar in preserve”.
Thus, Madeira has a special importance in the axis of these relations between Flanders and Portugal.

There were also many foreigners who came to Madeira for the sugar trade, especially Italians, Basques, Catalans and Flemish. The firm Despars, for example, and that of Gerard Nieuland, based in Lisbon, sent their representatives to Madeira. Some moved to Madeira permanently, such as João Lombardo, brother of João Lombaert de Bruges, or Jeanin Esmenaut, whose Portuguese name was João Esmeraldo. He settled in his manor house in Ponta do Sol, and in Funchal, where he even received Christopher Columbus on his third trip to America.

The sugar from Madeira reached its high point in the 1520s, coinciding in an interesting way with the decades from 1510 through the 1520s and the date of the majority of the works of Flemish art for the island. The principal imported works were paintings, fancy triptychs, or mixed retables, as well as important images from Bruges, Antwerp, and Malines. Also imported were objects in silver and copper, as well as tomb stones with metal inlays, from Flanders and Hainault, such as those seen in the Cathedral in Funchal.
The economic power of the clients led them to opt for works of gigantic proportions that excel in their great quality.

The Sacred Art Museum of Funchal is made up of collections of paintings, sculptures, goldsmithery and vestments, arranged chronologically between the 15th and 19th centuries.

No comments:

Post a Comment